IPPA/CEPEA: Preços agropecuários sobem no 1º tri de 2021 frente ao mesmo período de 2020, mas se desaceleram em relação ao tri anterior

Clique aqui e baixe o release completo em word.
 
Clique aqui e acesse o estudo completo.

 

Cepea, 27/04/2021 – Os preços da maioria dos produtos agropecuários seguiram elevados no primeiro trimestre de 2021. Diante disso, nesse período, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) avançou 14,1% frente ao primeiro trimestre de 2020, em termos reais, segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

 

Esse cenário é resultado sobretudo do aumento real expressivo do IPPA-Grãos/Cepea, de 32,8% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Neste caso, todos os grãos que compõem esse Índice registraram forte alta real nessa comparação: de 43% para a soja, de 30% para o arroz, de 22% para o algodão, de 19% para o milho e de 11% para o trigo.

 

Além disso, o IPPA-Grãos/Pecuária também subiu, mas de forma menos intensa, 4,7%. Por outro lado, o IPPA-Cana-Café/Cepea e IPPA-Hortifrutícola/Cepea recuaram no primeiro trimestre de 2021 frente ao mesmo período do ano passado, 10,8% e 9,8%, respectivamente, em termos reais.

 

Já entre o último trimestre de 2020 (de outubro a dezembro) e o primeiro de 2021, o IPPA/Cepea apresentou queda real, de 5,1%. Segundo pesquisadores do Cepea, isso se deve, especialmente, à redução observada para o IPPA-Pecuária, de 7,1%, que, por sua vez, foi pressionado especialmente pelas desvalorizações dos suínos e do leite nos três primeiros meses de 2021.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o IPPA/Cepea aqui e por meio da Comunicação Cepea, com o prof. Geraldo Barros e a pesquisadora Nicole Rennó: cepea@usp.br

voltar
Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado